quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rio+20


"A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas."
Seus temas principais são: "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza." e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável." 


Há 20 anos, eu não era nascida, e nem mesmo na barriga da minha mãe eu estava. Mas sei que pouco mudou da Rio-92 para a Rio+20. Posso até estar enganada, porém não vejo nenhum "Desenvolvimento Sustentável" no Brasil. Aqui pouco se faz, aqui existem poucas pessoas em prol disso. O que eu vejo é "Desenvolvimento a qualquer custo", simples assim.
País rico, não é só país sem pobreza, país rico é país com educação de base e saúde pública de qualidade. País rico recicla o lixo, investe na proteção de suas florestas, investe em energia limpa. País rico não deixa que saiam impunes os infratores da lei, seja quem eles forem, seja lá o quão rico eles sejam. País rico não tolera  a corrupção de seus próprios governantes. Acho que ainda falta muito para o Brasil ser um país rico.
No quesito sustentabilidade, não vejo muito investimento por aqui. As hidroelétricas que deveriam gerar energia limpa, se tornam grandes vilãs para os peixes e para as populações ribeirinhas. Algumas mudam o curso dos rios, outras diminuem a vazão de água deles ou então aumentam e alagam pequenas aldeias e cidades. E o governo quer construir mais hidroelétricas, pensam até em usar energia nuclear. Ao invés de usarem, por exemplo, a energia eólica. E a reciclagem do lixo? A maioria das cidades do nosso país não tem, inclusive a minha. Coincidência ou não, moro no Rio de Janeiro, a cidade sede da Rio+20, evento que acompanho de "perto". Há 20 anos houve uma Conferência muito parecida com esta, onde foi debatido praticamente os mesmos assuntos. E me digam, o que foi realmente feito? Que mudanças significativas essa conferência teve? Não sei  ao certo, mas acho que tudo ficou somente nas palavras.
Porém, eu tenho fé que desta vez, algo de verdade enfim aconteça. Porque, não adianta só falar, tem que investir e fazer, para que o Brasil tenha realmente um desenvolvimento sustentável. 


Fontes desta postagem:

Wikipédia - ECO-92
Wikipédia - Rio +10
Wikipédia - Rio +20
ONU - ONU Brasil
Markman, Luna; Carneiro, Krystine - Erosão marinha ameaça casas e atrações turísticas
Rio +20 - Sobre a Rio +20

3 comentários:

  1. Falou tudo... não adianta querer mostrar para o resto do mundo que somos ecologicamente corretos sem a prática do mesmo...

    http://mostraoseu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Está acontecendo um concurso na fanpage da SJT sobre este tema. A mensagem é criar uma ideia sustentável e a mensagem mais curtida ganha um tablet. Para quem quiser participar e colaborar com suas ideias é só acessar o link: https://www.facebook.com/faculdadesjt/app_208195102528120

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu não sabia desse concurso. Obrigada Erick por compartilhar isso com a gente!

      Excluir